Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019

Brasil
Publicada em 29/09/18 às 20:03h
Led Zeppelin enfrentará novo julgamento por plágio em 'Stairway to Heaven'

Mundial Web


 (Foto: Mundial Web)

O Tribunal de Apelações de San Francisco considerou na sexta-feira que a decisão de um tribunal de primeira instância em 2016 foi afetada por vícios de procedimento.

Os dois principais nomes do Led Zeppelin, o cantor Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page, eram acusados de plagiar a melodia de "Taurus", música instrumental do Spirit, na introdução de "Stairway to Heaven".

O guitarrista do SpiritRandy Wolfe, que compôs Taurus em 1966, nunca apresentou uma ação judicial pela canção e morreu afogado em 1997. Mas por muito tempo afirmou a amigos e em artigos na imprensa que merecia um crédito como autor de Stairway, ao chamar a canção de "roubo".

O administrador do patrimônio de WolfeMichael Skidmore, apresentou a ação em 2015, exigindo uma indenização por perdas e danos, além de uma menção como compositor para Wolfe pela participação na criação "da maior canção de rock".

Page e Plant negaram o plágio em 2016 e afirmaram que os acordes em disputa "existiam desde sempre".

Mas o caso foi enviado para um novo julgamento por decisão do Tribunal de Apelações de San Francisco. A sentença de 37 páginas, após um recurso de Skidmore, destaca as falhas na primeira decisão de 2016.

O tribunal indicou que certas instruções apresentadas ao tribunal de primeira instância foram "equivocadas e prejudiciais" e que errou ao aceitar o argumento dos processados de que os elementos comuns na música não são protegidos por direitos autorais.

Led Zeppelin abriu shows para o Spirit quando a banda britânica fez sua estreia nos Estados Unidos em 26 de dezembro de 1968, em Denver.

COMPARE AS DUAS VERSÕES:




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
No Ar
The Music Off Time com Jhonata Gonsalves
     

Copyright (c) 2019 - Mundial Web - Todos os direitos reservados